Eu sei que você já ouviu mil vezes que precisa ver esse filme antes de morrer e você vai precisar me desculpar a repetição, mas Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s no original) é questão de obrigação da vida, meu caro.
Muito além da encantadora atuação da Audrey Hepburn e seu desejado guarda-roupa, o filme se tornou um clássico que influenciou comportamentos, canções e estilos e amores nos anos 60 e que repercutem até os dias de hoje.
A personagem principal, Holly Golightly, não é uma jovem prendada, como seria o costume da maioria das mulheres de sua época. Seu apartamento é pequeno e sua decoração é despreocupada (por vezes desorganizada), marcada por acessórios excêntricos misturados com elementos clássicos, trazendo ao ambiente um ar divertido, desprendido e até elegante – refletindo tão bem a personalidade dela.
Hoje, eu vou compartilhar algumas lições que aprendi com esse filme e que me mostraram que a Holly é a verdadeira mãe do DIY, que tanto amamos.
1. Saiba usar bem o que você tem
Seja criativo com o local onde você guarda as suas coisas. Qualquer espaço vazio pode ser bem aproveitado – a Holly diz que pode guardar as sapatilhas na geladeira, sim! Haha
2. Tenha o que você quiser. Seja autêntico
Não precisa estar na moda. Não precisa seguir o óbvio. Ouse (com bom gosto) e teste novas opções na decoração. O que dizer do protagonista da sala de estar, o sofá que na verdade é uma banheira cortada?! Bastaram algumas almofadas com cores vibrantes pra incrementar ainda mais o móvel e temos o item mais desejado das casas desde 1961.
Não posso deixar de falar das malas antigas organizadas por tamanho no canto da sala (sempre quis ter) e a mala que ela usa como mesinha lateral e guarda-cacarecos (inclusive o telefone; pode?).
3. Aquela coisa do menos é mais
A casa parece ser até mais ampla com os móveis super espaçados. Isso mostra um pouco que a situação econômica da Holly não está das melhores (talvez porque o pouco que tem ela investe na porção de coisas sobre a sua penteadeira). Mas isso não faz com que perca o seu encanto.
A sua cozinha é de uma lindeza só. É pequena e é tudo muito branquinho e próximo com um toque retrô super elegante.
4. E nada mais que o “do it yourself”
Reutilizar, reaproveitar e reformar são palavras que parecem não serem dignas de uma Bonequinha. Erro seu! O que pode ser mais lindo que um caixote de madeira usado como mesa de centro?
Dá pra ver que toda essa ideia de reutilização não é novidade alguma desde a época do filme, embora a gente saiba que hoje caiu no gosto de tanta gente e se tornou até parte de um estilo de decoração mais moderna.
Só fica o nosso desejo que esse estilo não passe tão cedo, assim como nossa vontade de comer um croissant com café em frente a Tifanny’s.
Não deixe de se inscrever no Canal e nos acompanhar pelo Instagram e Facebook. 😉
0 comentários